Pequeno Sorriso

Sete coisas sobre mim

Vou responder a sete perguntas, sobre mim, prometo que vou desvendar verdadeiros mistérios para quem não me conheçe.

image

Conhece-te melhor do que ninguém e alcança um bem-estar permanente, faz também esta experiência no teu blog. Combate estados de espírito negativos, altera atitudes e estabelece objetivos. Aceita o meu desafio!

“Com quem me preocupo?”

image

No dia a dia ou num trabalho novo, é exigido um contacto com pessoas diferentes todos os dias. Mas, por vezes, a quantidade de pessoas que vamos conhecendo pode ser avassaladora e esquecemo-nos das que são verdadeiramente importantes. Se alguém me faz sentir inferior ou as expetativas em relação a essa pessoa me fazem sentir mal, então isso é uma relação tóxica. Não quero pessoas assim na minha vida, por isso, preocupo-me com as pessoas que me deixam feliz.

“Serei suficientemente forte para assumir a responsabilidade?”

image

Quando uma determinada situação não corre de acordo com as expetativas, o primeiro instinto é defendermo-nos e responsabilizar alguém. É um hábito adquirido durante a infância. Mas já não sou nenhuma criança e não reconhecer os erros pode colocar a minha credibilidade em causa. Por isso sou corajosa e basta dizer: ” Assumo a responsabilidade pelo erro. Tentarei encontrar uma solução para que não se repita no futuro”. Desta forma, tomo as minhas decisões mais acertadas e conscientes. Psicologicamente, sinto-me satisfeita ao revelar a coragem necessária para assumir que posso errar e que estou disposta a melhorar.

“Existe alguma coisa pela qual lutaria”

image

É importante estabeleçer um objetivo pelo qual estou disposta a lutar com empenho e dedicação. Definir uma meta é fundamental para mim, para alcançar um estado de felicidade permanente. Mas também é importante saber os aspetos pelos quais não lutaria, para me dedicar ao que realmente interessa.

“A minha vida inspira-me para ser uma melhor pessoa ? “

image

Competir contra mim mesma transforma-me numa pessoa melhor, como por exemplo sentir-me motivada a manter limpa e organizar a casa, pensar em ser uma pessoa mais atenta. Isto ajuda-me a focar nos aspetos que desejo alterar. Basta acordar e decidir empenhar-me a 100 por cento em todas as tarefas, desde preparar um pequeno-almoço delicioso, terminar os exercícios novos de desporto sem desanimar. Vivo assim durante uns dias e sinto-me optima.

“Será que gosto de mim?”

image

Ter consciência da pessoa que sou ajuda-me a compreender os outros e a colocar atitudes e escolhas em perspetiva. Mas como posso analisar-me de forma objetiva? Por exemplo , imagino que me cruzo com uma colega e fico incomodada porque preferia que não me tivesse visto para não ser obrigada a cumprimentá-la. Nesse momento, analiso os meus pensamentos: Porque não me apetece falar com ela? Vou para um sítio importante? Estou atrasada? Nesse momento penso também como me sentiria se ela fingisse que não me tinha visto. Tento lembrar-me de comportamentos que tenha tido noutras situações. Eventualmente, fico mais consciente das minhas atitudes e sou capaz de dar início a uma transformação de personalidade.

“Sou demasiado exigente com os outros?”

image

Quando criamos expetativas elevadas, julgamos os outros e acreditamos que são incapazes de cumprir objetivos. Por isso, não espero demasiado dos que me rodeiam, tento reconhecer o seu esforço apesar de as vezes não ser suficiente para mim, de acordo com a minha opinião. Isto ajuda-me a aceitá-los como são.

“Tenho tendência para generalizar?”

image

Quando quem nos rodeia tem uma vida de sonho, é fácil pensar que têm tudo o que sempre desejaram e que fracassámos em algum momento da nossa vida. Mas, se pensar bem, é muito difícil encontrar alguém que tenha uma vida perfeita. O problema é que todos nós revelamos uma tendência para generalizar, apesar de não interferir com a minha felicidade, é um hábito que contribui para estados de tristeza. Tento pensar que nesses casos, são acontecimentos que daqui a uns meses, já não teram importância. O melhor é manter-me serena, libertar a mente e pensar na próxima fase da minha vida. Ser mais feliz!

Deixe uma Resposta

