Dicas&soluções

Ideias para combater as dores do Stress

Tens uma vida agitada? Muitas coisas para fazer durante o dia? E não tens momentos de descontração? Tudo isto leva ao stress do dia a dia e o nosso corpo é que sai prejudicado!

Deixo aqui algumas dicas rápidas para combateres essas dores causadas pelo stress.

Em que membro do teu corpo sentes dor?

Cabeça

image

Chegamos a casa depois de um dia de trabalho e ainda temos uma lista interminável de tarefas domésticas para fazer, ou ainda temos de ir as compras e o saldo do cartão já não é muito bom, começamos logo a pensar : “Como gastei tanto dinheiro? Não comprei assim tantas coisas!” Isto são situações para entar em pânico e podem provocar logo uma dor de cabeça.

O que costumo fazer?!

image

As minhas dicas para esta situação é beber café e fazer exercício físico. Dizem que a cafeína provoca um efeito nos vasos sanguíneos, o que vai fazer reduzir a dor de cabeça! Em relação ao exercício físico acho que também é uma boa ajuda nestes dias. Faço apenas 30minutos de cardio, como por exemplo; bicicleta elíptica. Mas tens mais opções como correr na passadeira ou andar de bicicleta ao ar livre. O exercício vai ajudar a libertar endrofinas, substâncias do cérebro, e assim ajuda a diminuir a dor de cabeça.

Pescoço e Ombros

image

Esta dor normalmente, acontece-me quando estou muitas horas em frente ao computador. Quando tenho várias coisas para fazer num curto espaço de tempo, tenho o hábito de me inclinar para a frente, que até fico quase com a cara colada ao ecrã do computador. As minhas costas, ombros e pescoço não ficam direitos e depois fico cheia de dores, como os músculos estão contraídos, provocam contraturas. Estas dores não são lá muito agradáveis!

O que costumo fazer?!

image

Bom, bom era poder usar as minhas capacidades de massagem em mim própria, mas infelizmente não dá! Sim, o ideal seria uma tarde no Spa e fazer uma massagem relaxante. Mas isso nem sempre é possível para mim, mas tenho um truque que pode ajudar : fica de pé, direita, com os braços para baixo e encostados ao corpo. Sobe lentamente os ombros e roda-os para a frente e para trás em movimentos circulares. Este pequeno exercício vai ajudar a desfazer os “nós” desconfortáveis que normalmente sentimos nesta situação.

image

Se mesmo assim não passar, tenho mais uma dica : uso um saco terapêutico de cereais (imagem) que aqueço 2minutos no microondas e ponho na area onde tenho mais dor, se não tiveres destes pequenos sacos, podes sempre usar uma betija de água quente, vai aliviar muito a tua dor , depois é só ter uma noite bem dormida e ficas como nova.

Mãos

image

Não parece mas são as mãos que sofrem mais com o stress acumulado! Basta pensares , naqueles dias que começas a roer as unhas ou bater com as pontas dos dedos nervosamente na mesa, isto são algumas das opções que arranjamos para descarregar o stress. Mas é melhor poupar as mãos, a melhor forma de libertar o stress é o desporto, prática mais vezes e deixa as tuas mãos relaxadas.

O que costumo fazer?!

image

Adoro tratar das minhas unhas e fazer a minha própria manicura, já tenho alguma prática. O melhor nesta situação é teres mais cuidado com as tuas mãos e unhas, aplica a noite um creme hidratante e deixa esse vício de roer as unhas, que é horrivel e faz muito mal, faz uma manicura bonita , não vais querer estragar as unhas pintadas , pois não? Antes de roeres as unhas, pensa no trabalho que tiveste para as deixares bonitas. Podes também fazer uma pequena massagem : roda os pulsos, muito devagar, abre e fecha a mão várias vezes, puxa os dedos um a um e roda-os com muito cuidado e na palma da mão com o pulgar faz vários movimentos circulares.

Barriga

image

Isto acontece quando estou muito nervosa e preocupada. Quando sei que vou ter uma entrevista de trabalho, ou estou preocupada com alguém muito próximo, também me acontecia quando tinha um exame… Nestes dias os meus nervos aceleram o aparelho digestivo, obrigando-o a funcionar mais rapidamente do que o normal. E sabem qual é o resultado? Cólicas e náuseas. E é a pior dor.

O que costumo fazer?!

image

Não sabia o que fazer nestas situações, então fiz uma pequena pesquisa na internet e o melhor é comer queijo, galinha ou cereais integrais. Não é preciso comer em grandes quantidades estes alimentos sempre que tenho estas dores, mas li que todos têm triptofano, um aminoácido que ajuda o cérebro a produzir serotonia, reduzindo a ansiedade.

Pés

image

Naqueles dias que fazemos imensas coisas, andamos de um lado para o outro e muitas das vezes estamos com sapatos de salto alto, ou sapatos que ainda não foram estreado. Tens destes dias? Eu tenho, algumas vezes por semana e os meus pés não ficam em boas condições, já sei que a melhor opção para estes dias é optar por calçado confortável para aliviar o cansaço e o stress.

O que costumo fazer?!

image

A melhor solução de todas, um banho quente! Enche a tua banheira e toma o teu banho quente com uma mão de sal, para ajudar a relaxar. Mergulha os pés na água e deixa-os ficar submersos durante alguns minutos. Relaxa e desfruta o momento. Se não tens banheira, como eu, toma um duche quente para aliviar o teu corpo com uma boa música de fundo. No fim do banho mete os pés numa bacia com água morna e sal, se fores logo dormir , podes por uma colher de chá de mostarda que ajuda a dormir melhor. Por fim, limpa bem os pés e passa um creme gordo e hidratante, faz pequenas massagens. Eleva os pés sobre uma almofada, para ajudar a aliviar a tensão acumulada nessa zona do corpo. Podes aproveitar para ler um livro ou beber um chá e irás sentir-te muito melhor.

Deixe uma Resposta

